quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Galeria de Arte- Museus.

Os museus guardam e cuidam das obras de arte ou de interesse cintífico e histórico feitas pelo homem através dos tempos.
Existem vários tipos de museus:

  • -Museu arqueológico- contém objetos arqueológicos de descobertas antigas e atuais.
  • - Pinacoteca- acolhe obras de arte de várias épocas.
  • - Museu de Arte Contemporânea-abriga obras de artistas da atualidade.
  • - Museu de Arte- conserva objetos de arte de cada época, obedecendo à cronologia.
  • - Museu Etnográfico- é divido por áreas geográficas, religiosas e de civilizações através dos tempos.
  • - Museu de Ciência e Tecnologia- guarda instrumentos fundamentais nas áreas científica e tecnológica.
Além desses, hámuitos outros tipos de museus que, muitas vezes, funcionam dentro de casas de pessoas que marcaram momentos na história de um país, ou dentro de igrejas, palácios, conventos, etc...
     Visitar um museu não deve ser coisa improvisada. É bom que  se programe antes, saiba o nome do museu, conheça a época histórica em que o artista fez a obra de arte; tenha a possibilidade de interpretar e criticar , ou seja, saiba "ler" aquela obra; conheça o material com que foi feita aquela obra de arte, etc.

História
A palavra vem do latim "museum", que por sua vez é derivado da Língua grega antiga "mouseion".
Na sua origem, um museu era um templo das musas, deusas da memória, filhas dela com Zeus. Mnemosine, a musa da memória, é filha de Gaia com Urano. Mais tarde, na época da Dinastia ptolemaica, Ptolemeu II Filadelfo mandou construir em Alexandria um edifício a que chamou "Museu"[2] Estava dedicado ao desenvolvimento de todas as ciências e servia, além disso, para as tertulias dos literatos e sábios que ali viviam, sob o patrocínio do Estado. Naquela instituição foi se formando, gradativamente, uma importante biblioteca.
Os escritores latinos supuseram a existência de um significado adicional de "museu", ao que tudo indica referindo-se a grutas que, situadas dentro das vilas, os seus proprietários utilizavam-nas para retirar-se e ali meditar

O Museu Atualmente
Os modernos museus dedicam-se a temas específicos, inscrevendo-se em uma ou mais das seguintes categorias: belas-artes, artes aplicadas, arqueologia, antropologia, etnologia, história, história cultural, ciência, tecnologia, história natural. Dentro destas categorias alguns especializam-se mais, como por exemplo: arte moderna, ecomuseus, industriais, de história local, da história da aviação, da agricultura ou da geologia.
Há também os museus ao ar livre, que mostram e erguem edifícios antigos em zonas amplas ao ar livre, geralmente em locais que recriam paisagens do passado.

Funcionamento

Os museus são instituições especializadas, e, por isso, necessitam de mão-de-obra qualificada, como museólogos, restauradores e outros profissionais, capazes de manter a conservação do acervo. Ele é dirigido geralmente por um curador, quem tem uma equipe de funcionários que cuidam dos objetos e arranjam sua exposição. Muitos museus associaram-se aos institutos de pesquisa, que são envolvidos freqüentemente com os estudos relacionados aos artigos do museu. Eles são geralmente abertos ao público por uma taxa. Alguns têm a entrada livre, permanentemente ou em dias especiais, por exemplo uma vez por semana ou ano.
O museu próprio ou um instituto associado podem organizar expedições para adquirir mais artigos ou documentação para o museu, uma atividade famosamente descrita na abertura do filme "Raiders of the Lost Ark" (Os Caçadores da Arca Perdida[BR]/Os Salteadores da Arca Perdida[PT]). Eles podem também adquirir artigos , por meio de compras, doações ou até mesmo trocas. Por exemplo, um museu especializado em arte impressionista pode receber uma doação de um trabalho cubista que talvez simplesmente não se enquadre às exibições do museu, mas que pode ser usado para ajudar adquirir uma pintura mais relevante. Os maiores museus tem um "departamento de aquisições" cuja equipe de funcionários que seja tempo integral ligado neste tipo da atividade sincera.

Os museus no Brasil
Durante o período colonial podemos citar a experiência da Casa dos Pássaros. A instituição procedia a taxidermia de aves para instituições no reino.
Com a transferência da corte portuguesa para o Brasil (1808-1821), estabeleceu-se uma nova dinâmica no surgimento de instituições culturais:
·         Em 1816 foi criada a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, embrião do atual Museu Nacional de Belas-Artes;
·         Em 1818 foi criado o Museu Real, embrião do atual Museu Nacional da Quinta da Boa Vista.
Após a Independência, novas instituições foram fundadas:
·         1838, o museu do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro;
·         1864, o Museu do Exército;
·         1868, o Museu da Marinha; e
·         1871, o Museu Paraense Emílio Goeldi.
Finalmente, no período Republicano, destacam-se a criação:
·         em 1906, do Museu Municipal de Iguape
·         em 1922, do Museu Histórico Nacional
·         em 1932, do curso de Museus
·         em 1937, do Museu Nacional de Belas Artes
·         em 1938, do Museu da Inconfidência
·         em 1940, do Museu Imperial
·         em 1941, do Museu de Arte Brasileira; acoplado às dependências da FAAP
·         em 1947, do Museu de Arte de São Paulo
·         em 1948, do Museu de Arte Moderna de São Paulo
Mais recentemente, na década de 1960, destacaram-se a criação dos museus Villa-Lobos e da República (1960), além de inúmeros museus militares e municipais, e do Museu Lasar Segall (1967).
A década de 1970 foi marcada, a partir da Mesa Redonda de Santiago do Chile (1972), pelo "Movimento da Nova Museologia" (MINOM) que se consolida na década de 1980. Países como o México, a França, a Suíça, Portugal e o Canadá foram os formuladores iniciais desta concepção.
Em 2002 foi inaugurado o Museu Oscar Niemeyer na cidade de Curitiba, PR.
Em março de 2006 inaugurou-se o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, um museu interativo sobre a língua portuguesa localizado na cidade com o maior número de falantes do idioma no mundo.

Fonte: Cantele, Bruna R.- Arte, etc e tal...
           Wikipédia: - www.wikipedia.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário